SOLENIDADE

DCTA homenageia servidores civis do Comando por décadas de dedicação à FAB

Homenagem àqueles que constroem, com tempo e talento, a história do DCTA
Publicada em: 14/05/2025 15:58
Imprimir
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Edição: Agência Força Aérea, Tenente Wanessa Liz

  O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), realizou no dia 12/05 uma solenidade em reconhecimento ao mérito dos servidores civis que atuam no Comando do Departamento. A cerimônia prestou homenagem àqueles que completaram entre 40 e 50 anos de serviço dedicado à Força Aérea Brasileira (FAB), destacando suas contribuições de longa data para o avanço da ciência, tecnologia e inovação no setor aeroespacial.

O evento foi presidido pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, e contou com a presença do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; do Chefe da Coordenadoria de Governança, Coronel Aviador Alexander Santopietro de Sousa; o Chefe do Grupamento de Apoio de São José dos Campos (GAP-SJ), Tenente-Coronel Intendente André Luiz Rodrigues da Costa; além de assessores, chefes de divisão, convidados do efetivo do Quartel General do DCTA (QG-DCTA) e familiares.

Durante seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Neubert ressaltou a relevância do trabalho desempenhado pelos servidores civis na história e no sucesso das missões do DCTA. "É com profundo orgulho e gratidão que homenageamos aqueles que dedicaram suas vidas ao DCTA. Cada servidor e servidora que aqui esteve construiu, com esforço e paixão, a história desta instituição. Essa trajetória de dedicação é um farol para as novas gerações — um exemplo que precisa ser valorizado e divulgado. Que possamos celebrar esses momentos por muitos anos, reconhecendo sempre a grandeza de quem fez e faz parte do DCTA”, afirmou o Diretor-Geral.

Entre os homenageados, destacou-se o Tecnologista Sênior Bolis R. Petrusanis, Chefe da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação do DCTA, que completou 50 anos de serviços prestados à FAB.

“Parabenizo a Direção do DCTA pela iniciativa de homenagear seus colaboradores. Em decorrência, tomo a liberdade de externar, em nome de todos os homenageados: como é bom ter o coração massageado com carinho e por esse reconhecimento. Gratidão pela lembrança, prestígio e oportunidade. Em momentos como esse, passa um filme pela minha cabeça, desde os tempos dos bancos escolares no ITA até os tempos atuais. Quantos desafios, quantas conquistas! Portanto, eu ouso dizer, do alto de meus 50 anos de CTA/DCTA, que não envelhecemos enquanto existir esperança e novos desafios. Isso nos motiva a seguir em frente e a não envelhecer. Assim, permanecemos jovens há mais tempo”, declarou Bolis, emocionado com o reconhecimento.

Fotos:  Sargento Neves / DCTA